No sentido de desenvolver o gosto pela Ciência, em especial a observação e experimentação a pretexto do estudo de ecossistemas marinhos, a nossa turma aceitou o desafio promovido pela Rede de Centros Ciência Viva intitulado "A Menina do Mar: Ecossistemas Marinhos".

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Dobragem do peixe

 Hoje fizemos a dobragem do peixe, com folhas brancas. Seguimos as instruções da professora e os nossos peixinhos nasceram. Cada um pintou o seu peixe a seu gosto. Este é o resultado da nossa atividade.



segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Experiência: A bexiga natatória

Na sala fizemos uma experiência utilizando:
- um balde com água
- quatro berlindes
- dois balões.
Primeiro metemos dois berlindes em cada balão. Um dos balões enchemos com ar. Colocámos os dois dentro do balde com água. Vimos que o balão que tinha ar flutuou e o que não tinha ar afundou-se.
Esta experiência serviu para vermos como é que os peixes fazem quando querem flutuar em locais menos profundos, enchendo a sua bexiga natátória de ar. Se querem ir para o fundo, esvaziam a bexiga.



sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Experiência: Dissecar uma sarda

Na sexta, dia 2 de dezembro, o João trouxe a sarda e realizámos a nossa primeira experiência: observar o peixe por fora e por dentro.
Antes de o abrirmos, estivemos a ver os seus dentes, o ânus, e como se chamam as suas barbatanas; vimos que o peixe tem barbatanas caudais, dorsais, anais e peitorais. Depois estivemos a dissecar o peixe, vimos as suas guelras, o seu coração, fígado, intestinos, a sua medula óssea na espinha dorsal e a bexiga natatória.
No fim, despedimo-nos do peixinho e até fizemos o seu funeral.
Adorámos, foi a melhor experiência que fizemos até hoje!
O Rafael pesquisou sobre tudo o que aprendeu, fez um trabalho em cartolina e apresentou-o à turma.