No sentido de desenvolver o gosto pela Ciência, em especial a observação e experimentação a pretexto do estudo de ecossistemas marinhos, a nossa turma aceitou o desafio promovido pela Rede de Centros Ciência Viva intitulado "A Menina do Mar: Ecossistemas Marinhos".

terça-feira, 29 de novembro de 2011

"O mar da nossa gente"

Na terça-feira, dia 29 de novembro, Patrícia Azevedo do Museu Municipal de Sesimbra veio à nossa sala no âmbito da atividade "O mar da nossa gente". Falou-nos sobre a vida dos pescadores de Sesimbra e mostrou-nos fotografias antigas, projetadas no quadro.

A Patrícia trazia uma caixa especial onde estavam materiais (maquinetas e roupas) já usados pelos pescadores e maquetes de barcos artesanais tradicionais de Sesimbra, a saber a barca, a aiola e a chata.

A Patrícia contou-nos a lenda da origem da Vila de Sesimbra que relata a história de uma família que procurava um local onde se fixar. Olharam para o céu e repararam numa estrela que os guiou até ao mar de Sesimbra.

Aprendemos os nomes dos pescadores da companha: Arrais ou Mestre, Companheiros ou Camaradas, Moços do Mar, Moços da Terra, Moços Chamadores. Também ficámos a saber que a praia servia para deixar os barcos e fazer a venda do peixe, separando-o em lotes, eiros ou montes. Utilizavam a palavra "CHUI" quando queriam comprar aquele eiro.

Depois, pudemos mexer nos objetos da caixa, mas houve um colega que deixou cair um deles e a partir daí só pudemos ver. O Jorge da nossa turma vestiu a camisa, o cachecol e o gorro, que era enorme!

No fim, fizemos um barquinho de papel, demos-lhe um nome e desenhámos o olho fenício que se dizia ser um amuleto.











5 comentários:

  1. Adorei esta sessão! Conhecer as origens de Sesimbra e as tradições dos que viviam no mar foi muito interessante.
    Um grande bem-haja a todos. Beijinhos.
    Prof. Isabel Reis

    ResponderEliminar
  2. Adorei esta nova experiência. Podemos aprender coisas novas. Foi muito boa!!!

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito desta visita á doca pesca.
    foi muito giro!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito de saber como se chamavam antigamente os barcos de Sesimbra. E de aprender a fazer um barquinho de papel.

    Inês Serrão

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde! Estava a pesquisar sobre outros temas no site da Ciência Viva, quando vi o link para o vosso blogue. Só hoje é que vi/descobri as vossas publicações, as fotografias, os comentários e um projecto que, pelo entusiasmo que aqui se reflecte, deve ter sido muito gratificante! Fico contente por ter feito parte de um projecto educativo tão interessante. Parabéns!
    Um beijinho para todos e boas férias!
    Patrícia Azevedo

    ResponderEliminar