No sentido de desenvolver o gosto pela Ciência, em especial a observação e experimentação a pretexto do estudo de ecossistemas marinhos, a nossa turma aceitou o desafio promovido pela Rede de Centros Ciência Viva intitulado "A Menina do Mar: Ecossistemas Marinhos".

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Visita à DocaPesca - Sesimbra

Na quarta-feira, 30 de novembro, fizemos uma saída de campo à DocaPesca de Sesimbra, acompanhada pela Patrícia, do Museu Municipal de Sesimbra. A princípio, não gostámos do odor do peixe que se sentia, mas depois fomo-nos habituando e  já não dávamos por nada. Quando entrámos na DocaPesca, no cais, vimos muitas gaivotas a sobrevoar perto dos barcos e a mergulhar para apanhar peixe. O senhor Artur ensinou-nos muitas coisas sobre a vida no mar: quantos anos precisávamos de ter para começar a nossa jornada de pescadores; quantos dias ou meses ficavam no mar; os peixes que cada tipo de barco captura...
A nossa animação começou quando entrámos nas instalações e tivemos a oportunidade de observar o peixe que tinha sido pescado nessa noite. Havia peixe espada, polvo, lula, choco, carapau, sarda e cavala. Alguns polvos ainda estavam vivos e conseguimos ver como as suas ventosas se colavam aos dedos. Também vimos que o corpo do polvo é rijo e escorregadio. Havia uma sarda no chão e o João pediu aos senhores se a podia levar. A professora sugeriu que a conservasse e a levasse na sexta-feira para a abrir e estudar o seu interior.
Aprendemos também que, para se vender o peixe, se começa do preço maior para o menor e quando se quer o peixe, carrega-se no comando.
Chegou a hora do lanche e depois a visita ao estaleiro, onde se constroem e reparam os barcos. A Patrícia contou-nos que quem  tapava os buracos dos barcos eram os calafates.
A Inês ilustrou a nossa saída de campo. Podem ver o seu desenho no fim desta mensagem.












6 comentários:

  1. Eu adorei este novo projeto. Neste projeto tivemos a oportunidade de aprender coisas novas!Este projeto deu-nos a oportunidade de também fazer muitas visitas de estudo. Nunca vou esquecer esta experiência!

    ResponderEliminar
  2. Olá colegas do 4d, eu estou a adorar fazer as actividades com vocês.

    Inês Leitão

    ResponderEliminar
  3. Adorei esta visita à Doca Pesca. Foi muito divertido e aprendemos muitas coisas sobre o mar. Adorei esta experiência!

    Inês Serrão

    ResponderEliminar
  4. Eu gostei muito de ir à Doca de Sesimbra.
    Aprendi mais sobre a pesca,o peixe e o mar de Sesimbra.

    Inês Serrão

    ResponderEliminar
  5. Ola colegas do 4ºD gostei de fazer estas experiencias com vocês.
    Espero que fazemos mais.PAULA VEMBA

    ResponderEliminar